Você conhece intimamente o seu filho?⠀Somos uma geração de pais e mães constantemente bombardeados por teorias sobre como educar nossos filhos transmitidas por especialistas de áreas diversas que, na atualidade, buscam influenciar o comportamento dos pais. Com o intuito de garantir um bom desempenho no exercício da maternidade e da paternidade, muitos pais seguem à risca essas orientações, sentindo-se, muitas vezes, inseguros ou incompetentes quando não conseguem segui-las.
A maternidade e a paternidade é uma experiência singular para a qual não existe garantias, nem um manual. Trata-se de uma construção que acontece por meio da convivência com a criança, que tem características, necessidades e desejos próprios. Por isso, é importante conhecer intimamente cada filho, observar como ele se sente, interage com o mundo a sua volta e do que ele necessita para se desenvolver de forma saudável. Para além disso, todo pai e mãe é atravessado por sua história com sua família de origem que também irá influenciar a vivência da experiência de ser pai e mãe de uma criança, assim como as expectativas e desejos criados em relação ao filho.
Por tudo isso, mais do que teorias prontas, precisamos olhar para dentro de nós, compreender nossos medos e inseguranças, reconhecer nossos limites, crenças e traumas, e conhecer profundamente nossos filhos.⠀Então, me conte, você conhece intimamente o seu filho?