Parto é portal. E como todo portal, requer algumas condições para o bom atravessar.
Depende da PELVE materna que só mostra suas potencialidades DURANTE o trabalho de parto. É um processo dinâmico e não tem como nenhum profissional saber de antemão como será na hora H.
Depende do PSICOLÓGICO da mulher, que deve ser fortalecido ativamente com busca de informações sobre a fisiologia do parto; que pode ser fortalecido com diferentes estratégias durante a gestação (auto-hipnose, meditações, instalação de crenças positivas); e que deve ser cuidado de forma ainda mais aprofundada (com psicoterapia).
Em casos específicos, quando se identifica alguma barreira na história de vida da mulher que pode atuar de forma contrária ao processo e “impedir a dilatação” por vias emocionais é ainda mais importante um trabalho delicado e muito cuidadoso de toda a equipe. Nestes casos,-como por exemplo história pessoal de violência sexual, abusos, estupros, a psicoterapia durante toda a gestação, aliada a outras técnicas de preparo para o parto, é indicada e potencialmeente muito benéfica, sobretudo se conduzida por um profissional com experiência em psicologia do parto.
Depende da FORÇA da mulher, que precisa ter resistência física para suportar as (longas) horas em trabalho de parto. Exercícios físicos, aeróbicos, de força e resistência devem ser regulares. É extremamente importante a avaliação do assoalho pélvico para direcionar de forma mais individual a execução de alguns movimentos. Realizar o acompanhamento fisioterápico urogenital é um processo de autoconhecimento que vai te mostrar onde e como aplicar sua força e onde e como desenvolver seu relaxamento – tão importante e tão negligenciado por alguns profissionais.
Depende também do PASSAGEIRO, o bebê, que vai precisar se encaixar corretamente e fazer os movimentos que permitirão sua passagem pelo canal vaginal.
Um Portal também depende da ambiência. Da possibilidade de intimidade, introspecção, liberdade de movimentos e expressões, aparatos e pessoas que promovam o alívio da dor com medidas não-farmacológicas, da confiança, amparo e segurança da equipe, da boa comunicação, do timming…
O portal do parto é um atravessamento na vida de qualquer mulher, qualquer que seja sua via.
Parir por via vaginal de forma respeitosa é um atravessamento extremamente potente! Fortalece, empodera, transmuta, reverbera. Por isso é também um ato político feminino lutar por este direito!
Nós dispomos de uma equipe especializada e integrada no cuidado da saúde da mulher em todas as fases da sua vida.
Clique aqui para agendar uma consulta.