Podemos ficar mais atentos para que consigamos transmitir a mensagem da maneira mais clara possível falando a partir do que sentimos.
Quando falamos dos nossos sentimentos, estamos falando de uma verdade inquestionável, pois o sentimento não podemos escolher. Os nossos sentimentos são os nossos tesouros, não há certo ou errado, é apenas o que nós sentimos.
Desta maneira, quando falamos para o outro, do ponto de onde sentimos, achamos uma oportunidade de diálogo, de comunicação. Porém, quando queremos comunicar algo ao outro usando de acusação, consequentemente o outro se armará, dificultando uma construção de um diálogo mais construtivo.
Temos uma forte tendência de acusar o outro, denunciando-o, de um sentimento que é nosso. Assim, comprometendo muito a nossa comunicação. Aprender a se responsabilizar pelos próprios sentimentos é imprescindível para construirmos uma comunicação mais madura.
É difícil nos posicionarmos a partir de onde nos sentimos? Sim, e muito! E isso é uma tarefa diária, de investimento dia a dia, pois é muito fácil responsabilizar o outro. Lembre-se: todas as vezes que você responsabiliza o outro pelo que sente, ele irá se armar, pois soará como uma acusação. Tenha clareza que é o seu sentimento, é de onde você enxerga.